Esteatose Hepática
(“doença hepática GORDUROSA não alcoólica ”)

Nos dias de hoje é muito comum as pessoas realizarem uma ultrassonografia do abdome e se depararem com um achado denominado “esteatose hepática”. Mas o que seria isso? Qual a sua importância?
A esteatose hepática ficou popularmente conhecida como “gordura no fígado” e tem se tornado um achado cada vez mais frequente devido a alimentação incorreta e sedentarismo de grande parte da população. Isto gera aumento na prevalência das doenças ligadas a síndrome metabólica (obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia), que contribuem enormemente para essa doença do fígado.
No entanto, o que poucas pessoas sabem é que nem toda esteatose é “só gordura no fígado”. Essa alteração também pode ser causada por outros problemas como o a hepatite C ou pela ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, a esteatose pode progredir em alguns casos para a cirrose hepática, que é o estágio final da maioria das doenças crônicas do fígado. Atualmente, a doença hepática gordura não alcoólica é uma das principais causas de transplante de fígado no mundo!
Dessa forma, a esteatose hepática é um achado que necessita de investigação para se descobrir a sua causa, e a partir daí, um tratamento adequado poderá ser oferecido para evitar que a doença evolua. Procure um hepatologista para avaliar o seu caso.
